terça-feira, 14 de março de 2006

O Insustentável Saco-Cheísmo Do Ser

"Quanto mais eu rezo, mais assombração me aparece" - Algum ser iluminado por aí

Eu odeio provérbios. Que esteja bem claro isso. Mas esse aí tem contexto. No mais, tudo é mais do mesmo. Minha vida, encaminhada prazerosamente. Vou muito bem, obrigado. Mas... perfeição não dura muito, isso é vero. Sempre se acha um lugar novo para se coçar. Ultimamente, deram para coçar minha paciência, com chatices indescritíveis em palavras castas. Ei, você: sabe o que é ser perseguido? Estar em paz, no seu canto, e do nada receber uma cutucada de alguém que mal você se lembra? Uma picada purulenta bem no meio da testa? Tá, isso foi ambíguo... mas dane-se, vale a intenção.
Pois é. É assim que alguém anda tentando se fazer lembrada na minha vida. Me acusando, com algumas entrelinhas desalinhadas, forçação, um punhado de mentira e - por que não - umas contradições. Meu peito, graças a Deus, já não é atingido faz uns meses, e o máximo que conseguem com tamanhas confusões e tentativas frustradas de se justificar, é me dar mais e mais certeza de que, sim, o racionalismo afeta bastante os egocêntricos por natureza.
Rapaz, bem que eu queria saber como funciona a mente de certas pessoas. Descobrir como aquele cérebro consegue dar tantas interpretações a uma única oração - e escolher para ter em mãos sempre a interpretação mais dramática. Quanta intriga, quanta perda de tempo! Por que não simplesmente deixar cada um para o seu lado, "deixar estar", como andaram me dizendo? Deixar a realidade mostrar quem - e como - estava certo? Será que o mundo das palavras é tão ambíguo a ponto de que não vão entender o meu recado aqui? Nem assim, tão diretamente? Nem aqui, onde tenho certeza de que estarão a ler isso silenciosamente, do outro lado da tela, com os olhos fixos em cada letra deste texto?
Cada qual pro seu lado, poxa! És legal, e representas muito para a minha vida, fazes parte de minha história... mas nem mesmo uma amizade a gente consegue cultivar, tamanhas as confusões que fazes com qualquer coisa, achando que o mundo gira a teu redor, emendando mentiras sobre falsidades, palavras sobre suposições, entrelinhas sobre linhas, hipocrisia sobre atitudes! Chega, chega, chega!
Ah, e vale ressaltar: fique tranquila, eu estou feliz, não quero "vingança", nem tenho mágoas guardadas de nada, por nada. Não tenho raiva de você ou de ninguém do seu meio. Também não quero esclarecimentos, respostas, mais palavras, mais confusões... apenas estou um pouquinho de saco cheio disso tudo e precisava, de forma delicada, me "revoltar". Mas o que me preocupa, a minha única preocupação é: Eu estou feliz, minha amiga.

Será possível que você não quer ser feliz também?

José Augusto Mendes Lobato 14/03/06

P.S.: Siiiim,este é TOTALMENTE pessoal e TOTALMENTE verossímil. =D

2 comentários:

Anônimo disse...

Que desabafo! Ufa.. mas são águas passadas, como diz outro provérbio.
Acredite, não os odeie tanto. Eles ainda falarão muito de tão poco que vivemos, infelismente.
Beijoca

Anônimo disse...

* infeliZmente