quarta-feira, 21 de junho de 2006

O Aspirante e o Profissional

Momentos de indecisão profissional frequentemente me vêm à tona. Não que não saiba o que quero da vida - muito pelo contrário -, o problema é que eu ando querendo coisas demais. E acredite, não é fácil querer fazer 48 horas brotarem das habituais 24 para tentar materializar todos os seus planos.
Ah! Nem preciso me lembrar do quanto isso é culpa do sistema aplicado aos estudantes. Nem preciso citar o funcionalismo quase chapliano que se aplica ao ensino superior, e à impossibilidade de nós, pessoas normais que querem uma vida social decente, nos especializarmos em diversas coisas sem ter que abdicar das noites com a namorada e os amigos. É, é culpa do capitalismo, sim, não importando o quão clichê isso soe. Tamanha é a forçação de barra, tamanha é a imposição sobre os futuros profissionais, que aí estão os advogados que sonham em ser jornalistas, os engenheiros que sonham em ser arquitetos, os biólogos que sonham em ser filósofos, os filósofos que sonham em ser jornalistas, os jornalistas que sonham em ser... médicos?!?!? Jornalistas querendo ser médicos?!?!?!?!?
Sim, isso mesmo, meu amigo. Esse era meu sonho. Era.
Enfim. Embora não dê o braço a torcer, sinto que essa possibilidade já se distancia do futuro jornalista que aqui vos escreve. Seis meses em um cursinho, aliado à faculdade e ao trabalho, andaram deixando esta cabeça pensante aqui um pouco entupida de informação. E mais: a psicologia surgiu, como alternativa B para medicina, perfeitamente cursável com jornalismo e, até certo ponto, aproveitável para tal profissão! Parece tudo maravilhosamente bem, não é? Aí é que você se engana.
Será que duas faculdades seriam conciliáveis, mesmo sendo suaves quando isoladas? Será que vale a pena desafiar a lógica atual e se espelhar nos antigos pensadores, como Newton, Descartes e Platão, e tentar conhecer o terceiro lado da moeda, a ciências complementares? A matemática das palavras, a biologia da filosofia, a física do jornalismo?
Mas isso aí é papo longo demais, coisa para o futuro. Por enquanto me preocupo em "estudar" para tentar ingressar em uma faculdade, enquanto desfruto das maravilhas que a outra me dá. São duas vidas diferentes em conflito, agora. E haja 48 horas para aproveitar cada segundo desta pequena jornada rumo a mais um sonho reconstruído sob uma visão realista - consequentemente, capitalista - do que podemos representar no mundo profissionalmente.
(...)
O aspirante vai dormir agora, com licença.
(...)
O Jornalista? Sò dorme quando parar de trabalhar.

José Augusto Mendes Lobato 21/06/06

Nenhum comentário: