terça-feira, 20 de dezembro de 2005

"Devaneiando"


Hora de recomeçar.Bem que tinham me falado que uma estranha sensação de vazio agradável me pegaria de jeito em dias desse tão merecido ócio.Ando tão aéreo...Olho para as possibilidades de distração.Tevê,livros,cds,geladeira,computador(esse maldito!)...e lá num canto,meus instrumentos musicais,empoeirados.Pego meu violão - sem duas das seis cordas há meses - ,aliso as cordas,os dedos frágeis e desconfiados mal assimilando o que fazem ali.Faço um acorde,o primeiro acorde em meses.Fá Sustenido Menor,meu preferido.O som tristonho desse ficava na minha cabeça durante as horas tristes,em que queria um violãozinho em mãos,mas estava longe.Agora podia pegá-lo a qualquer momento,e exercitar as mãos com outras coisas além de canetas.
Tento me lembrar de como era determinado solo.Vou tirando-o com paciência,nota por nota,timbe por timbre.E vou assim,lentamente,reconstruindo a melodia dos meus dias,recolocando as coisas nos eixos.Um grande susto passou,e a expectativa ainda teima,mas quase sempre escondida debaixo da animação de poder relaxar."Devaneiar".Vez ou outra,ainda acordo assustado,às seis e meia,pulando da cama direto para o chuveiro,e caio numa gargalhada sonolenta e prazerosa,quando percebo que não preciso me acordar,ainda.Ah,como é bom poder se deixar levar pelas horas!Como é bom trocar a noite pelo dia olhando a lua dar a volta em nossas cabeças!Como é bom poder tecer comentários sobre outras coisas além de provas com os pais!Como é bom poder pegar esse violãozinho e dar uma passada no shopping,comprar umas cordas,e passar a tarde a poli-lo,ouvindo uma boa música e assoviando para a vizinha esbelta que passa no prédio da frente,para o cachorro que dorme no nosso calcanhar roendo o pé da cama.Esses mínimos prazeres,que nos são tirados,voltam ainda mais gostosos,provavelmente pela saudade de ser moleque,nem que seja por dois meses apenas.Afinal,nada em exagero diverte o homem,não é?
Pois é.Diversão é a palavra chave.Mesmo quando passarem os tais dois meses,a gente vai continuar se divertindo.Mas a brincadeira vai ser de adulto.Uns vão brincar de escrever,outros,de salvar vidas,outros,de manter a paz (com ou sem armas de verdade) ,outros,de mexer com dinheiro e política.Cada qual fazendo o que gosta,assim como na infância,com uns preferindo o pira-pega e outros,o videogame.É assim que o tempo nos traga como eternas crianças no nosso ciclo vital...as brincadeiras apenas se multiplicam e se desenvolvem,e o mundo à nossa volta se expande para que elas caibam melhor.Daqui a dois meses,vamos todos estar voltando às "aulas"...porém,com mais uns tragos de tempo,seremos nossos próprios professores...
E aí não haverão mais notas ou harmonias bobas.A vida vai deixando de ser aquela luzinha monocromática,aquela corda pendurada sobre um abismo,e vai ficando mais firme.E a gente vai passar,como tanta gente antes fez.Como nossos pais,como nosso avós,como Adão e Eva.
E dá-lhe viagem...é nisso que dar ter tempo pra pensar!Ando tão aéreo!
Hora de voltar ao mundinho real,que ainda está crescendo ao meu redor.Tudo na mesma.O violão ainda está nas minhas mãos,que,por sinal,voltaram a deslizar suavemente.Pegando a prática de novo,desenferrujando não só essas mãos,mas esses pés,essa cabeça(que andava sobrecarregada de porcarias inúteis),essa vida que andava meio capenga,em suspenso,ando sorrindo mais naturalmente.Faltam duas cordas no instrumento,mas que se dane.Lentamente,as mãos vão acariciando o violão e vai saindo a mais linda melodia que já toquei na vida,e olha que nem passa pelo Fá Sustenido.Na verdade,nem sei por onde passa a harmonia,do mesmo jeito que não sei por onde passa a minha escrita.Ando tão aéreo...

José Augusto Mendes Lobato 21/12/05

Um comentário:

Luiz Mário Brotherhood disse...

ae bora comemorar
=x