quinta-feira, 15 de dezembro de 2005

O Que Não Se Lê Nas Entrelinhas - A Redoma de Papel Pt.1


São nessas horas perdidas e sem foco que percebo o quanto estou sozinho.Vejo que a redoma que construístes pra me proteger é apenas um reboco frágil,que se despedaça lentamente com cada chuvinha que bate.

São nessas discussões bobas que ouço o que relamente tens a me dizer.Percebo que o medo ainda me controla e me impede de te dizer as palavras cortantes que mereces ouvir.

São nas contradições que crio que me vejo cada vez mais centrado.Teu beijo que se tornou maldição,teu olhar que se tornou provocação,todos me retraem .

São nesses teus olhos secos que vejo um fim concretizado.Teu desejo agora é a minha perdição,e no mundo para o qual voltei me recebe de braços abertos.

São os amigos esses que me olham sem impor julgamentos.Esses que te reconhecem e te conhecem como realmente és,e não confiam nas mentiras que podem ouvir.

São meus perigos que corro,não mais os seus;as palavras que cuspo agora são as minhas,o que penso não mais teu aval precisa receber.

É esse o meu jeito;maroto,ansioso,manhoso,exigente,teimoso...um alguém com uns tantos defeitos como você.

Um alguém que te amou e cuidou de ti com ninguém soube cuidar...nem mesmo você.

E o tempo nos impôs novas estradas.

São nessas horas esboçando conceitos que percebo que o que foi estar sozinho se transformou em estar comigo.

São nesses nossos diálogos de elevador que enxergo o que nem você enxergou:nunca fomos a lugar algum.Apenas andamos em círculos,nos curtindo em ciclos,sem ousar e sem buscar outros motivos pra estar juntos.

São nas poucas horas em que me vem a tristeza,que disfarço com destreza,que percebo que teu ciclo escolhe outro alguém,e a mim resta olhar pra você e te desejar boa sorte,enquanto vejo nosso passado ser cuspido,pisado,apagado e enrustido dentro de você.

Pois ser maduro pode ser lindo
Mas mais lindo é admitir não o ser.
Sofro nada,mas tenho contida
A mágoa que fizestes nascer...crescer.

E o tempo nos opôs.

É uma pena ter no peito mágoas,pena,rancor e ressentimentos...num espaço que um dia você ocupou,está entrando mais alguém.

Um alguém que me lembrou que debaixo desse olhar pesado sempre vou ter formas de amar,e que meu ciclo não vai se repetir.

E são nessas horas que vejo que isso não acontece com você.Onze meses resumem a tua vida tal qual dez dias são suficientes para nos esquecer.

São nessas frases contidas que percebo o que existe dentro de mim são vozes repetidas me dizendo o que fazer.Todas estão erradas e nada têm a me dizer.

Pois aqui tenho carinho,aqui tenho coração;Aqui tenho amigos,aqui tenho minha fração.
Longe do que achava,eu sei;mas chamas isso contradição?
Não depende só de mim aonde vou
Meus pés pisam aonde descansa o meu coração.

E o tempo te distorceu.

E entendo teu silêncio diante do que te digo;lês aqui tua frustração nas entrelinhas que consegues interpretar e inventar.

São os teus erros convertidos no que penso ser teu medo de errar;são teu passos cambaleantes e lentos em direção ao que queres achar.

Queres achar algo que,pelo visto não se fez presente em mim.Queres um álibi para inverter o que pensas,queres dizer não mas subentender um sim.

Fingi te entender.
Fingi nos entender.
Fingi que sabias amar.
Fingi que sabias fingir.

Mas o tempo me levantou.

E são essas tardes tediosas que me impõem a vontade de te dizer o quanto é bom estar sozinho mas receber de mim meu próprio carinho,minha própria aceitação.

São tantas as coisas que não entendes mas que agora são para mim um cantinho,um lugarzinho ao sol onde abro minhas mãos
e deixo vir para mim
o que agora quero conquistar.
A mim,a um novo amor,
A uma gota no meio do mar.

José Augusto Mendes Lobato

2 comentários:

Luiz Mário Brotherhood disse...

iae gutao

textao hein?! vai ser um épico esse? ehhehe

nao sabia que era velho esse texto =P

[]'s

Anônimo disse...

sempre é boa a sensação que se tem muita coisa para comentar, ao ler um texto. por isso, vamos por partes, como já dizia o bom e velho jack stripador ( essa é velha eu sei =x ). pois então, a idéia de proteger eu já tinha pensado e foi a idéia que norteou a escrita de reboco de gesso, até que ponto proteger alguém do mundo é bom e consequentemente do tempo? muitas vezes, proteger vira uma forma de prisão, por isso, na teoria que vê amor como libertação, amar algúém é dar liberdade para a pessoa inclusive seguir seu caminho diferente do seu quando quiser, pena que somos muito primtivos e não conseguimos enxergar valores nisso ou não que bom =) porque temos muito ainda a caminhar. a foto foi extremamente bem colocada. o sol sempre me lembra recomeço " é claro que o sol vai voltar amanhã " já dizia o grande r. russo. a idéia de perfeição que permeia teu texto depois já tinha pensado também. o que é bom porque nossos pensamentos estão parecidos, mas não iguais. as discussões são necessárias, brigas são lindas, um amor uma amizade talvez só seja verdadeira depois de uma briga séria, porque é na briga que se chocam o que sou com o que tu és, ou seja passou o tempo e sempre O tempo De fingires algo que não és. é isso só comentei os dois primeiros parágrafos. depois eu comento os outros rs x) vai ser outro texto.

" viver em dor. o que ninguém entende. tentar ser forte a todo e cada amanhecer. (...) como se toda essa dor fosse diferente ou inexistente, nada existe p'ra mim. não tente. você não sabe . não entende... ah meu amigo.....e quando os anti depressivos e os calmantes não fazem mais efeito, a loucura está presente e a essência estranha do que é a morte, mas esse vazio ela conhece muito bem...

ah meu amigo....

de quando em quando é um novo tratamento
mas o mundo continua sempre o mesmo
o medo de voltar pra casa à noite
os homens que se esfregam nojentos
no caminho de ida e volta da escola
a falta de esperança e o tormento
de saber que nd é justo e pouco é certo
que estamos destruindo o futuro
e que a maldade anda aqui sempre por perto...o mundo onde a verdade é o avesso e a alegria não tem mais endereço


ah meu amigo..

( e essa vai entrar pras rodas de piadas do colégio)

e clarisse só tem 16 anos

abraços do seu amigo.
adalberto fernandes.